Remédio para gota pode aliviar sintomas de doenças intestinais

Por France Presse

Um remédio comercializado para tratar gota (elevação do ácido úrico no sangue que causa dor nas articulações) também pode reduzir os sintomas de doenças inflamatórias intestinais e da doença de Crohn, disseram pesquisadores nesta quarta-feira (8).

O estudo, publicado na revista “Science Translational Medicine”, descobriu que uma cepa da levedura Saccharomyces cerevisiae pode viver no intestino e piorar a dor, diarreia e cólicas associadas a distúrbios inflamatórios intestinais, que não têm cura.

Esta levedura, utilizada na produção do pão e da cerveja, “agravou o dano intestinal em ratos com colite”, e também causou níveis mais elevados de ácido úrico no intestino, disse o estudo.

Mas quando os ratos receberam alopurinol – uma droga que está no mercado desde 1966 e é usada para tratar a gota, ao reduzir a quantidade de ácido úrico – a doença intestinal desapareceu.

A autora principal do estudo, June Round, da Universidade de Utah, disse que alguns médicos já prescreveram alopurinol para pacientes com gota e com doença de Crohn, e perceberam que este aliviava os sintomas de ambas.

Mas estas observações devem ser seguidas de ensaios clínicos para avaliar a sua eficácia contra a doença inflamatória intestinal, disse Round à AFP.

“Acho que está nas mãos dos clínicos neste momento experimentá-la em seus pacientes”, disse Round.

O alopurinol está na lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde. Os efeitos colaterais podem incluir erupção cutânea, febre, dor de garganta, vômitos e diarreia.

acesse o link

– Fonte: Portal G1 – Bem Estar