Quinoa previne câncer e ajuda na perda de peso

quinoa é o alimento que tem todos os aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas que o corpo precisa para funcionar corretamente. Não é à toa que ela ganhou uma data especial pela Organização das Nacões Unidas (ONU), que elegeu 2013 como o Ano Internacional da Quinoa.

Rica em proteínas, ela é fonte de cálcio e ácidos graxos ômega 3 e 6. “E como qualquer cereal, ela é muito rica em fibras, sendo também uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação”, aponta Aida Sayah, nutricionista da Clínica Fares.

“Além disso, a quinoa é livre de glúten, possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B e ainda tem tanto ferro quanto o feijão”, completa.

 

Flocos ou grãos de quinoa?

Segundo Aida, não há diferença de valor nutricional entre o grão, a farinha ou os flocos de quinoa. Todos possuem grandes benefícios para a saúde do organismo.

Entretanto, a especialista salienta que é melhor optar pelo grão, pois ele não passa por nenhum tipo de processamento. Isso permite que se aproveite ao máximo o valor nutricional do alimento.

 

Benefícios da quinoa para o corpo

1. Previne câncer

Um estudo da Universidade de Barcelona, na Espanha, publicado na Revista Acadêmica de Nutrição e Ciência dos Alimentos, apontou que as quantidades de ômega 3 e 6 da quinoa são capazes de ajudar na prevenção contra o câncer, entre eles o câncer de próstata.

2. Previne doenças cardiovasculares

É por causa do ômega 3 e 6 que a quinoa também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle da pressão arterial — contribuindo principalmente para evitar hipertensão.

3. Reduz colesterol

De acordo com a nutricionista Aida, são esses mesmos compostos que são os responsáveis pelo auxílio na luta contra o colesterol alto — o que também reduz a probabilidade de uma série de doenças cardiovasculares.

4. Fortalecimento muscular

Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento dos músculos, principalmente para quem pratica atividades físicas. Ela é uma ótima opção de ingrediente para receitas no pós-treino.

5. Fortalece os ossos

A quinoa também ajuda no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças, como a osteoporose, devido a suas elevadas quantidades de cálcio.

6. Auxilia o sistema nervoso

Segundo a nutricionista, as vitaminas do complexo B são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios.

7. Ajuda a emagrecer

Consumir quinoa também pode ser uma ótima pedida para quem quer perder alguns quilinhos. Isso porque as fibras presentes no grão dão maior sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome e favorecendo, assim, o processo de emagrecimento.

8. Aumenta a imunidade

A quinoa também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

 

Fonte: Ativo Saúde