Quatro marcos da medicina

Remoção de cálculo renal sem cirurgia
Antes do século XIX, o procedimento para a extrair o cálculo renal era a litotomia, por meio de uma incisão e da remoção da pedra inteira. Dolorosa, a cirurgia tinha índice de mortalidade de 18%. Com a invenção do litrotor por Jean Civiale, o cálculo passou a ser fragmentado antes de ser removido pela uretra, a mortalidade passou a 2%.

Primeira transfusão de sangue
Até a metade do século XVII as transfusões de sangue não tinham sido estudadas como tratamento médico. O médico Richard Lower, fez em 1665 a primeira transfusão em animais: tirou sangue de um cachorro e colocou em outro. Depois, tirou sangue de uma ovelha e colocou em um humano, Arthur Coga, que recebeu 20 centavos de libra pelo serviço.

Primeira amputação com anestesia geral
Depois de William Morton introduzir o éter inalado como anestésico em 1846, os médicos já pensavam em suas possíveis aplicações – o processo foi atrasado pela relutância de Morton em revelar éter sulfúrico como o principal ingrediente de seu inalador. Passado isso, George Hayward amputou a perna de Alice Mohan, uma serva de 21 anos com tuberculose.

Médicos obrigados a lavar as mãos
Joseph Lister geralmente recebe o crédito pelo pioneirismo da cirurgia antisséptica, mas foi Ignaz Semmelweis quem primeiro fez a relação entre infecção e febre puerperal na obstetrícia. Apenas por lavar as mãos e seus instrumentos os médicos poderiam reduzir drasticamente os índices de mortalidade, que de fato caíram de 18% para menos de 1%.

Fonte: Portal O Globo