Quatro fatos sobre problemas de visão

Cegueira pode ser tratável
A cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo. Celebrado na segunda quinta-feira de outubro, o Dia Mundial da Visão chama a atenção para o fato de que até 75% das cegueiras resultam de causas previsíveis ou tratáveis, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Enxergar mal causa evasão escolar

No Brasil, 22,9% da evasão escolar estão relacionados a algum problema de vista. Hoje, o Instituto Ver & Viver, a Essilor e o Instituto Nissan darão atendimento oftalmológico a 3,4 mil alunos de quatro escolas municipais do Rio, e óculos grátis.

Falta teste do olhinho no país

Dados do IBGE mostram que 2,2 milhões crianças de 6 a 14 anos têm dificuldade para enxergar. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, um problema no Brasil é o teste do olhinho não ser obrigatório: mais da metade dos bebês não fazem o exame.

Primeira consulta aos 2 anos

Atualmente, 4,5 bilhões de pessoas no mundo têm algum problema de visão, segundo a Organização Mundial da Saúde. O completo desenvolvimento do sistema visual só acontece aos 8 anos de idade, mas 90% já estão desenvolvidos aos 2 anos, idade em que deve ser feita a primeira consulta.

Fonte: Portal O Globo