Quatro curiosidades sobre as câimbras

Respiração e alongamento
A melhor coisa a fazer no momento que sentir uma câimbra é parar o movimento que a desencadeou, respirar fundo e alongar a musculatura atingida. A massagem local também pode aliviar os sintomas, além da hidratação com água ou isotônicos.

Cardápio variado

A carência de potássio, sódio, cálcio ou magnésio pode estar relacionada ao problema. Uma alimentação variada com folhas verdes escuras (couve, rúcula, espinafre e agrião), grãos (feijão, lentilha, grão-de-bico) e cereais integrais são fontes adequadas dessas substâncias.

Contrações involuntárias

As câimbras são contrações intensas e involuntárias do músculo esquelético que podem estar associadas a condições clínicas e exercícios físicos extenuantes, destaca Julio César Peclat de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ).

Causas diversas

Quando os episódios de câimbra são muito frequentes e desencadeados a partir de mínimos esforços, ou de forma espontânea, devem ser investigados. As câimbras também podem estar associadas à doenças arteriais periféricas, neuropatias periféricas, diabetes mellitus, hipotiroidismo e anemias.
Fonte: Portal O Globo