Por que é tão difícil seguir pelo menos uma dessas 10 dicas simples para emagrecer?

Quer começar a ter hábitos alimentares mais saudáveis, de quebra emagrecer, mas não sabe por onde começar? Para a maioria das pessoas, mudar hábitos é muito difícil. Porém, em relação à alimentação, isso não deve ser encarado como uma tarefa impossível. Mudanças simples e pequenas trocas podem trazer grandes mudanças e resultados duradouros. Prefira um resultado devagar e constante a  dietas restritivas milagrosas, que você sabe muito bem que não chegam a resultado algum em médio e longo prazo.

Separamos 10 dicas simples e possíveis para quem quer comer melhor, ser mais saudável e não engordar:

 

1. Não passe fome
Fazer refeições e lanches em intervalos regulares evita a fome  exagerada e ajuda a resistir às beliscadas durante o dia, prevenindo exageros. A nutricionista especialista em nutrição clínica e funcional, Melissa Santos, explica que quando a pessoa fica muito tempo sem comer para tentar comer menos, ela pode chegar faminta na próxima refeição e e comer três vezes o que comeria normalmente. A exceção são os casos em que isso faz parte de uma estratégia de emagrecimento indicada por um profissional.

 

2. Sirva-se de porções menores

Quando estamos a frente de grandes porções de alimentos, mesmo sem fome a nossa tendência é continuar comendo. O mesmo ocorre quando colocamos as porções na mesa. Leve o prato já servido para a mesa, evitando repetir o prato.

 

3. Coma mais vegetais
Complete metade do prato com vegetais e legumes, assim tendemos a comer menos de outros alimentos menos nutritivos. E faça um prato bem colorido.

 

4. Opte por “comida de verdade”

Coma mais legumes, frutas, carnes, ovos, queijos e castanhas. Diminua bastante o consumo de alimentos processado e, principalmente, os chamados ultraprocessados.

 

5. Cozinhe mais
Quando se cozinha em casa, faz-se escolhas alimentares mais saudáveis. Dessa forma, diminui-se a probabilidade de engordar, além de se ter um menor risco de obesidade e diabetes.

 

6. Prefira a fruta ao suco de frutas

Prefira comer a fruta a beber o suco, mesmo sendo 100% da fruta. Isso porque no suco a concentração de frutose (açúcar da fruta) acaba ficando muito alta. Para fazer um suco de laranja, por exemplo, é preciso de 3 a 4 laranjas.

 

7. Coma oleaginosas, mas sem exageros

Castanhas como nozes, amêndoa, castanha de caju e castanha-do-pará são ótimas opções de lanches, pois possuem grande quantidade de fibras, minerais e gorduras boas. Entretanto, cuidado para não exagerar: as castanhas trazem grande quantidade de gordura, por isso não devem ser consumidas em excesso.

 

8. Coma devagar
É comprovado que o cérebro leva alguns minutos para enviar a sensação de saciedade e, então, pararmos de comer. Por isso, mastigar devagar ajuda a ingerir apenas o que seu corpo está pedindo, sem exageros.

 

9. Beba bastante água
Melissa Santos explica que o ideal é que sempre beber água antes de sentir sede e manter a urina sempre bem cristalina. No processo de emagrecimento beber água é ainda mais importante porque na falta de líquido o corpo muitas vezes gera sensação de fome. “Então, isso ajuda no controle da fome, sem falar nas outras funções como melhora da pele e funcionamento do intestino e do organismo como um todo.

 

10. Leia o rótulo
Leia a informação nutricional nos rótulos para fazer melhores escolhas. Verifique a lista de ingredientes para encontrar opções com menos açúcar adicionado e menos conservantes. Quanto menos ingredientes, mais natural é o produto.

 

Fonte: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso), Choose My Plate, um programa do Departamento de Saúde dos Estados Unidos e Melissa Santos, nutricionista especialista em nutrição clínica e funcional. Publicado pela Gazeta do Povo.