PASSAR MAIS DE DUAS HORAS NA FRENTE DE UMA TELA AUMENTA EM 30% O RISCO DE PRESSÃO ALTA ENTRE AS CRIANÇAS

O sedentarismo entre as crianças e suas graves consequências para a saúde são motivo de preocupação entre pais e médicos. Uma nova pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade de Zaragoza (Unizar), na Espanha, apontou mais um motivo para fazer os pequenos se mexerem mais: passar mais de duas horas por dia inativo na frente de uma tela, seja de televisão, computador ou videogame, aumenta em 30% o risco de pressão arterial elevada, segundo os cientistas.

O estudo apontou, ainda, que não realizar atividade física ao longo do dia ou exercitar-se menos de uma hora diariamente aumenta esse risco em 50%.

Os resultados foram obtidos com base nos dados de uma pesquisa realizada durante mais de dois anos, com 5.221 crianças entre dois e 10 anos de oito países europeus -Espanha, Alemanha, Hungria, Itália, Chipre, Estônia, Suécia e Bélgica. O estudo apontou uma incidência alta de pressão arterial elevada entre as crianças: 110 em cada mil sofrem com o problema.

Os números são preocupantes, uma vez que comportamentos sedentários na infância tendem a se repetir na fase adulta. A pressão arterial elevada entre as crianças pode causar problemas cardiovasculares mais tarde como, por exemplo, aumentar o risco de alguma doença isquêmica do coração – afirma Augusto César F. de Moraes, principal autor do estudo.

Entre as doenças não transmissíveis, a pressão elevada tem uma alta incidência nos adultos. Diversos estudos têm demonstrado que os níveis de pressão arterial na infância e naadolescência têm um enorme impacto sobre o desenvolvimento de pressão alta na fase adulta.

Para evitar esse problema, os especialistas recomendam que as crianças realizem atividades físicas por mais de 60 minutos diariamente. Além disso, é importante evitar que elas fiquem inativas por mais de duas horas consecutivas por dia.

Provas científicas mostram que a atividade física é um vasodilatador potente. A taxa de oxigenação do coração aumenta, e, ao mesmo tempo, diminui a pressão arterial – conclui Moraes.

Amigos são aliados

Uma forma de fazer as crianças saírem do sedentarismo é ter o acompanhamento de um amigo ativo. Essa é a conclusão de uma pesquisa apresentada recentemente em um evento científico da American Heart Association, nos Estados Unidos. Os pesquisadores entrevistaram 104 crianças e adolescentes e pediram suas opiniões sobre os benefícios e as dificuldades de realizar atividades físicas.

As principais dificuldades apontadas pelos jovens foram não sentir prazer com os exercícios, ter más condições de saúde, não ter disciplina e sentir falta de energia. Entretanto, quando a atividade envolvia um amigo, essas barreiras eram menores, segundo o estudo.

Ter amigos fisicamente ativos pode tornar mais fácil para as crianças obesas o envolvimento com atividades e a diminuição das barreiras para sair do sedentarismo – disse Jessica Graus Woo, autora da pesquisa.

 

Fonte: ZERO HORA