Para emagrecer, coma por apenas seis horas por dia.

Uma pesquisa inédita, da Universidade do Alabama em Birmingham, nos EUA, mostrou que jantar cedo e ficar em jejum durante 18 horas é mais eficaz na perda de peso. E o melhor: você não sente tanta fome e não faz mal à saúde.

“Acreditamos que a fome está mais relacionada ao número de calorias que você consome do que à quantidade de vezes que você se alimenta”, explica Courtney Peterson, uma das responsáveis pelo estudo.

Nos testes, voluntários foram submetidos a uma mudança na rotina de alimentação, com refeições entre 8h e 14h – com as mesmas calorias de uma dieta distribuída por 12 horas. “Quatro dias depois, registramos aumento na queima de gordura”, afirma Peterson. A resposta estaria na digestão noturna. “Se você come até tarde de noite, quando vai dormir ainda está digerindo alimentos, o que impede o processo de eliminar gordura.”

O estudo ainda está na fase inicial, e a rotina não é recomendada para todo mundo – não se sabe quais os efeitos sobre pessoas com pressão alta ou doenças cardíacas, por exemplo. “No começo é difícil ficar tanto tempo sem comer, mas em duas ou três semanas todos os meus pacientes já se diziam adaptados ao processo.

 

Fonte: Time-restricted feeding study shows promise in helping people shed body fat