OLHEIRAS: SAIBA AS CAUSAS, OS TIPOS, MODO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTOS

Esses são os fatores de piora das olheiras, entretanto não são a causa do problema, ao contrário, do que muitos pensam.

É claro que você já pensou: “Se é para termos olheiras que seja por termos ido a festas e aproveitado o carnaval”. Mas nem sempre é assim, dra Daniela Ribeiro médica dermatologista especialista em medicina estética nos conta que, muitas vezes temos olheiras simplesmente por GENÉTICA. Você não leu errado não. É Isso mesmo. Ou até por termos algum tipo de alergia na pele ou alergia respiratória como a Rinite Alérgica.

Então muitas vezes não conseguimos evitar o problema mesmo que tenhamos uma vida extremamente saudável. Mas nem por isso significa que não tenha tratamento. Pelo contrário, hoje as técnicas mais modernas de tratamentos, nos permitem corrigir e tratar as olheiras mais facilmente.

Antes de decidir qual o melhor tratamento é importante que um profissional médico DERMATOLOGISTA avalie qual o tipo da sua olheira para então poder fazer um plano de tratamento adequado para o seu caso.

Dra Daniela explica que existem basicamente 4 tipos de olheiras:

PIGMENTAR

Ocorre por depósito de pigmento na pele. As olheiras nesse caso são de cor marrom. Muito comum em pessoas de pele morena, em pessoas com tendência genética e alérgicos.

O tratamento destas olheiras podem ser feitos com peelings químicos ou Laser Elekra (laser Q-Swichted Fracionado).

VASCULAR

Ocorre quando existe um aumento de vasos sangüíneos na região ou por depósito de hemossiderina (um composto do sangue). Elas geralmente são avermelhas, azuladas ou arroxeadas. Podemos tratá-las com Luz Pulsada.

ESTRUTURAL

Ocorre por falta de tecido na região quando a pele fica muito fina e vemos o músculo por transparência ou até por formar uma sombra na goteira lacrimal deixando uma aparência de olho profundo.

Muitas vezes o envelhecimento da região palpebral acaba acentuando esse tipo de olheiras. Geralmente são tratadas com preenchimentos a base de acido hialurônico , com o skinbooster ou com o Ulthera (para melhorar a flacidez na região). Ou até combinando as técnicas.

MISTA

É o tipo mais comum de olheiras. Geralmente existe uma combinação dos fatores acima levando às olheiras. Nesse caso uma mistura de tratamentos deverá ser utilizada. Além destes citados acima pode-se usar o Laser Fracionado de Co2 ipixel com impact fazendo infusão de medicamentos (como a vitamina C e o ácido tranexâmico).
Dra Daniela ainda lembra que todos os tratamentos amenizam as olheiras mas não as fazem desaparecer portanto você sempre precisará tratar.

Os tratamentos com produtos tópicos como cremes e séruns ajudam a prevenir a formação das mesmas e devem sempre ser utilizados mas não corrigem olheiras já formadas.

Agora, é aproveitar o carnaval com moderação e quando ele acabar se estiver com olheiras não esqueça que não é só isso. Procure ajuda de um dermatologista.

 

 Fonte: TRIBUNA DA BAHIA