Óleo de coco: propriedades, como usar e contraindicações

O óleo de coco tem se popularizado cada vez mais devido a seu uso em dietas saudáveis e variedade de benefícios ao organismo, os quais são muito comentados tanto em conversas informais quanto em consultas nutricionais.

 

Existem duas formas do produto, as quais se diferem em suas origens: enquanto a refinada é produzida a partir do óleo seco, a extravirgem é feita com o alimento fresco – cuja extração ocorre em até dois dias após a colheita. Quando ingeridos, ambos os tipos de óleo de coco agem da mesma forma no organismo.

 

Propriedades nutricionais do óleo de coco

 

O óleo de coco é composto por gorduras, o que pode parecer maléfico à primeira vista, mas tal componente é, em grande parte, formado por triglicerídeos de cadeia média (TCM), os quais são facilmente metabolização pelo fígado e transformam-se em energia ao vez de gordura no corpo.

 

Veja suas propriedades nutricionais:

  • Vitamina E
  • Vitamina K
  • Ferro
  • Gorduras saturadas
  • Gorduras monoinsaturadas
  • Gorduras poli-saturadas
  • Ácidos graxos, sendo a maioria deles ácido caprílico, ácido láurico e ácido cáprico
  • Proteínas

 

Benefícios do óleo de coco

 

Seus principais benefícios estão relacionados à perda de peso, melhora do sistema imunológico e aos cuidados com a pele e o cabelo. Entenda um pouco sobre cada um abaixo:

 

Melhora a imunidade

 

A combinação do ácido láurico e do ácido cáprico no óleo de coco regula o sistema imunológico e evita o aparecimento e a fixação de bactérias, vírus e fungos.

 

Para a pele

 

A substância retarda o envelhecimento porque contém antioxidantes em sua composição, os quais ajudam a combater os radicais livres e elevar a elasticidade da pele.

 

Evita a prisão de ventre, por ser um alimento gorduroso, o óleo de coco favorece o funcionamento da flora intestinal por se misturar com o bolo fecal e eliminar as bactérias prejudiciais ao intestino.

 

Para o cabelo

 

Óleo de coco hidrata o cabelo por promover o selamento dos fios, além de proporcionar brilho e maciez a eles.

 

Óleo de coco emagrece?

 

Ele auxilia na perda de peso por aumentar a saciedade, de modo a afastar a fome por mais tempo, e auxiliar na quebra da gordura corporal, transformando-a em energia.

Além disso, de acordo com uma pesquisa do departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o produto acelera o metabolismo devido à ação do ácido láurico, o que também ajuda a desestimular o acúmulo da gordura localizada.

 

Malefícios

 

O excesso de óleo de coco faz mal ao intestino, causando diarreia, náuseas e cólicas. Da mesma forma, há risco de doenças cardiovasculares pelo aumento dos níveis de colesterol no organismo.

 

Quantidade recomendada por dia

 

A quantidade de óleo de coco recomendada é de no máximo uma colher de sopa por dia, aproximadamente 7 ml.

 

O consumo do óleo de coco pode ser feito em sucos, saladas, chás, cafés. Em alimentos quentes, como carnes, é indicado apenas na finalização para evitar que perca a ação antioxidante no contato com as altas temperaturas e ocorra predominância do gosto da fruta.

Ainda é possível aproveitá-lo como substituto na preparação de receitas que levam outros tipos de óleo, como bolos e tortas.

 

Fonte: Gustavo Frank, para o Ativo Saúde.