GRAVIDEZ PODE TER EFEITO REJUVENESCEDOR PARA AS MÃES, SEGUNDO PESQUISA

Testes feitos em camundongos mostram benefícios na recuperação de tecidos.

A gravidez pode ter um “efeito rejuvenescedor”, agindo como uma espécie de soro da juventude sobre as mães, segundo uma pesquisa da Universidade Hebraica de Jerusalém publicada pela revista “Fertility and Sterility”.

De acordo com os cientistas, conforme as pessoas envelhecem, torna-se mais difícil para o corpo reparar tecidos danificados. Mas a troca de sangue entre mãe e bebê parece ajudar a mãe a fazer isso de forma mais eficaz.

O estudo levou em consideração os resultados de exames de ressonância magnética de partes de fígados transplantados para camundongos grávidas e não grávidas. O levantamento permitiu observar que camundongos jovens recuperaram 82% do tecido do fígado em dois dias, enquanto ratos mais velhos só regeneraram 46% no mesmo tempo.

No entanto, a gravidez mudou radicalmente esse quadro com animais mais velhos. Estes tiveram uma recuperação de 96% do tecido do fígado em dois dias, mais de duas vezes a taxa normal.

Como a gravidez é um modelo biológico único de um sistema sanguíneo parcialmente compartilhado, especula-se que ela teria um efeito rejuvenescedor sobre a mãe.

Pesquisas feitas anteriormente pela mesma equipe indicaram que a gravidez pode ajudar na reparação de músculos, com este efeito se estendendo por cerca de dois meses depois que o bebê nasce.

 

Fonte: O GLOBO