Exposição à Luz Artificial à Noite Pode Aumentar Risco de Câncer de Mama

Você costuma deixar as luzes acesas em casa após o pôr do Sol? Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indica que esse hábito de noite pode aumentar as chances de câncer de mama em mulheres.
Os pesquisadores avaliaram no estudo quase 110 mil mulheres, de 1989 a 2013, e observaram que voluntárias de regiões com maior luminosidade noturna ou que trabalhavam como enfermeiras ao longo da madrugada eram 14% mais propensas a ter câncer de mama em comparação às demais participantes.

Fatores de risco relacionados ao câncer de mama foram levados em conta no estudo para descartar eventuais influências nos resultados.

Aliás, a associação entre luminosidade noturna e câncer de mama só existiu naquelas que eram ou já foram fumantes ou no grupo que estava na pré-menopausa, mas os pesquisadores não encontraram um motivo definitivo para tal fato.

A principal hipótese para essa relação é que a exposição crônica à luz artificial depois do entardecer confunde e desorienta o nosso ritmo circadiano, que você pode entender em detalhes o que é aqui.

Como consequência, isso alteraria o nível e o funcionamento dos hormônios sexuais femininos estrogênio e progesterona, que quando em excesso no organismo da mulher, estão ligadas a tumores.

“Pesquisas mais aprofundadas são necessárias para que essa associação seja confirmada e, se for o caso, melhor compreendida”, comentou o oncologista Stephen Stefani, do Hospital do Câncer Mãe de Deus, no Rio Grande do Sul.

Vale destacar que as luzes artificiais não saem apenas de postes nas ruas ou lâmpadas e abajures espalhados pela sua casa. A tela da televisão e a do seu celular são fontes de luminosidade artificial bastante utilizadas hoje em dia antes de dormir, que podem alterar o ritmo circadiano e trazer alguns malefícios quando utilizados nesta hora da noite, quando você deveria estar dormindo.

 

Fonte : Site Mundo Boa Forma