Estoques de sangue estão em estado crítico em SP, diz Fundação Pró-Sangue

Os estoques de sangue da Fundação Pró-Sangue estão em estado crítico. Os sangues do tipo B-, B+, O+ e AB estão em estado de emergência e garantem o abastecimento por apenas um dia. Já as bolsas de sangue A-, O- e A+ só conseguem atender à solicitação dos hospitais por apenas dois dias.

A instituição informou que, embora a coleta tenha melhorando na semana passada, entre os dias 5 e 9 de agosto, os estoques ainda continuam críticos.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. A dica da fundação é a de doar sangue durante a semana, quando o tempo de espera é menor em comparação ao final de semana.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

As férias, o frio e a vacina contra o sarampo provocaram um impacto negativo nas reservas de sangue nessas últimas semanas. Esse quadro precisa ser revertido para que não falte sangue em mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo. Para horário de funcionamento dos postos de coleta acessewww.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx. Em caso de outras dúvidas é possível ligar no Alô Pró-Sangue: 11 4573-780.

Fonte: G1 SP. Publicado em 14.08.2019