EM 8 ANOS, NÚMERO DE BRASILEIROS ACIMA DO PESO CRESCE 10%.

Após ter estacionado nos últimos dois anos, o número de brasileiros com excesso de peso voltou a crescer, segundo dados divulgados no último dia 15 pelo Ministério da Saúde.

Se em 2013 esse percentual havia estabilizado em 50,8%, agora esse índice já atinge 52,5% da população adulta do país. Os dados são da Vigitel, pesquisa que monitora os hábitos e fatores de risco para a saúde. Foram ouvidas 40 mil pessoas.

Há oito anos, 43% da população estava acima do peso.

Pessoas com excesso de peso são aquelas com IMC (índice de massa corporal) acima de 25. São considerados obesos aqueles com IMC acima de 30. O percentual da população dentro desse segundo grupo tem se mantido estável. Hoje, o problema atinge 17,9% dos brasileiros.

Embora esteja mais “gordinho”, o brasileiro diz tentar se exercitar mais. Segundo a pesquisa, 35,5% da população dedica mais de 150 minutos na semana para atividades físicas. Em 2009, esse índice era de 29,9%.

Em geral, o percentual da população que dedica mais tempo a atividades físicas é maior entre os homens: 41,6%. Entre as mulheres, esse índice cai para 30%.

Um outro inimigo da boa alimentação é o sal. Ao todo 15,6% da população afirma ter consumo “alto” ou “muito alto”. O consumo médio de sal no país é duas vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

 

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO