Dor nos pés: qual o segredo para correr sem lesão?

O pé é responsável por amortecer o nosso peso e, no momento da atividade física e da corrida, se adaptar ao solo irregular. Mas ele também precisa ser uma alavanca rígida para permitir que o corpo seja impulsionado – ou que freie o movimento – durante a caminhada ou a corrida de todos os dias. Para isso, evitar a dor nos pés com exercícios que os fortaleçam é fundamental.

 

Não só nossos pés, mas nosso corpo todo foi feito para se movimentar. Temos adaptações corporais que nenhum outro ser tem. Os pés, por exemplo, são uma estrutura especialmente alinhada de ossos, ligamentos, músculos e articulações muito bem distribuídos que absorvem impactos e sustentam nosso corpo todo.

Mas como os pés podem fazer tudo isso de forma funcional e sem lesão se estão cada vez mais fracos?

 

Vida moderna: sentados demais

Fomos feitos para nos mover, então por que estamos nos machucando, mesmo com tanta tecnologia envolvida em tênis, vestuários, treinamentos e acessórios para o esporte?

 

“A vida moderna está nos deixando cada vez mais tempo sentados do que em pé – o que causa encurtamentos musculares – e a falta de movimento leva a desvios posturais e imobilidade de algumas articulações que, a longo prazo, são muito difíceis de modificar”, explica André Nader, treinador especializado em fisioterapia esportiva e em psicologia esportiva.

Outras formas de evitar a dor nos pés

Outra maneira que vem sendo muito estudada é a liberação miofascial (prática de massagem que libera a fáscia e melhora o movimento muscular).

“A liberação miofascial é excelente: prepara nosso corpo para o treino, ativa receptores de estímulo e deixa nosso corpo mais ‘atento’”, continua o treinador.

Você se lembra da última vez em que brincou descalço, pisou na terra ou na grama sem usar nenhum calçado? Aceite o desafio.

Tire os sapatos e tente manter o equilíbrio em um pé só. Observe como o peso corporal oscila pelas diferentes partes do pé. Experimente sentir o triângulo “dedo grande – dedo mínimo – calcanhar”.

Pratique todos os dias e comece a incluir em sua rotina de treinos exercícios para ajudar a fortalecer seus pés.

Fora isso, procure fazer massagens e, se preferir, comprar o tipo de calçado ideal para o formato dos seus pés. Tudo isso ajuda a evitar as dores também.

 

Fonte: Ativo Saúde