DIETA SAUDÁVEL PODE REDUZIR EM ATÉ UM TERÇO O RISCO DE ATAQUES CARDÍACOS, DIZ ESTUDO

Thiago Lontra / Agência O Globo.

RIO- Um estudo da King’sCollege London concluiu que seguir uma dieta saudável pode trazer mais benefícios do que apenas um corpo esbelto. Os especialistas observaram que uma mudança positiva nos hábitos alimentares pode reduzir em até um terço o risco de ataque cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas de 40 a 70 anos.

A pesquisa, publicada na “American JournalofClinicalNutritition”, foi feita com 162 pessoas – entre homens e mulheres- saudáveis, que não fumavam, e com idade entre 40 e 70 anos. Para comparar os efeitos da mudança de alimentação, os pesquisadores mediram pressão arterial, função vascular e fatores de risco para doenças cardiovasculares (como colesterol) durante 12 meses em pessoas submetidas a uma dieta britânica tradicional e em um grupo que adaptou seus hábitos às diretrizes alimentares do Reino Unido.

Aqueles que adaptaram à rotina passaram a consumir peixe uma vez por semana, maior quantidade de frutas e vegetais, substituíram produtos com alto teor de gordura por opções mais magras e restringiram o consumo de sal e açúcar. Também foram instruídos a substituir bolos e biscoitos por frutas e nozes, entre outras medidas.

Como resultado, os pesquisadores observaram quedas significativas na pressão arterial, tanto sistólica (redução de 4.2 mmHg de dia e 2.9 mmHg à noite) quanto na diastólica (redução de 2.5 mmHg de dia e 1.9 mmHg à noite). Também houve diminuição na frequência cardíaca de, aproximadamente, 1,8 batimento por minuto. Os níveis de colesterol também caíram 8%. Não houve nenhuma mudança significativa nos indicadores de sensibilidade à insulina, que apontam o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Também foi constatado que o peso médio do grupo que seguiu a dieta caiu 1,3 kg enquanto que aqueles que continuaram com os hábitos normais tiveram um acréscimo de 0,6 kg. A medida da circunferência abdominal também ficou 1,7 cm menor nos que adaptaram à nova rotina alimentar.

– Nossos resultados são baseados em pesquisas com pessoas de meia idade, ou mais velhas, saudáveis. Isso é importante, porque a maioria dos ataques do coração e dos AVCs acontecem em pessoas que não estão no grupo de alto risco. Nós mostramos que a adaptação à rotina alimentar proposta no guia, mudando os hábitos tradicionais (com alto consumo de gordura saturada, sal e açúcar, e pobre em fibras, peixe, frutas e legumes) pode diminuir substancialmente o risco- argumentou Tom Sanders um dos especialistas responsáveis pelo estudo.

Fonte: O GLOBO