DESCUBRA O SEU PESO IDEAL

ALIÁS, VOCÊ SABE QUAL É O SEU O PESO IDEAL?

Ele pode variar de acordo com o perfil de cada pessoa, pois é levado em conta fatores como idade, sexo, altura, peso atual, dentre outros. Veja como medir seu peso ideal:

A maneira mais simples de avaliar o peso ideal é através de uma fórmula chamada Índice de Massa Corporal, o IMC, que consiste em dividir o peso (Kg) pela altura ao quadrado (m²), peso/altura². A partir desse resultado é possível classificar o seu peso ideal da seguinte maneira:

IMC (Kg/m²) Classificação
Menor que 18,5 Baixo peso
Entre 18,5 a 24,9 Peso normal
Entre 25 e 29,9 Sobrepeso
Igual ou maior que 30 Obesidade

Fonte: Ministério da Saúde

COMO CONSEGUIR ALCANÇAR O PESO IDEAL?

Que é importante manter uma alimentação saudável e praticar exercícios, todos já sabem. Porém, como atingir esses objetivos diariamente é o desafio. Principalmente quando há uma centena de doces, gostosuras e pratos suculentos e calóricos à disposição a todo momento. Sem contar que na correria do dia a dia, muitas vezes falta tempo para se dedicar aos exercícios físicos ou a um esporte.

PRIORIZE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Segundo a nutricionista Carolina Favaron, para manter ou alcançar o peso ideal é necessário priorizar o consumo de alimentos saudáveis e integrais, evitando preparações ricas em sódio e gordura, como alimentos industrializados e altamente processados, além de não deixar de lado a prática de atividade física.

“Quando se trata de perder peso, muitas pessoas arriscam a saúde fazendo dietas restritas, com exclusão de grupos alimentares ou baixas calorias, que podem trazer muitos riscos para a saúde, além de prejudicar o funcionamento do metabolismo, tornando a perda de peso mais difícil”, afirma.

Além disso, a restrição de alimentos pode aumentar a compulsão alimentar, fazendo com que o ganho de peso seja ainda maior.

Por mais que seja fácil calcular sozinho o peso ideal, é preciso consultar uma nutricionista. “O ideal é que seja realizada uma avaliação individualizada por um nutricionista para que seja feita a definição de calorias para o peso ideal, ajustada ao seu estilo de vida e respeitando as suas necessidades nutricionais diárias”, alerta.

10 DICAS PARA CHEGAR AO PESO IDEAL

Confira algumas dicas para você recuperar ou manter o peso sem sofrimento.

  1. Evite permanecer mais do que 3 horas em jejum.
  2. Troque os doces ricos em açúcar por frutas frescas da época.
  3. Faça atividade física diariamente.
  4. Evite o consumo de bebidas açucaradas, como sucos prontos e refrigerantes.
  5. Inicie as refeições pela salada, assim aumentará a saciedade.
  6. Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e gorduras, como presunto, salsicha e mortadela.
  7. O interessante é ter no mínimo 5 cores no prato.
  8. Prefira as preparações cozidas, assadas ou grelhadas.
  9. Utilize temperos naturais, como alho, cebola e ervas variadas.
  10. Beba, no mínimo, 2 litros de água ao dia.

Fonte: Site Natue Life