Como usar as redes sociais sem comprometer imagem do médico

Hoje são mais de 1,39 bilhão de usuários mensais ativos apenas no Facebook. Uma pesquisa do Instituto Ipsos, de setembro 2013, mostrou que os brasileiros estão entre os que mais misturam a vida pessoal e profissional, inclusive nas redes sociais. Além disso, o país tem um grande potencial de crescer ainda mais nas mídias sociais, uma vez que lidera em número de usuários de smartphones na América Latina (cerca de 38,8 milhões usam aparelhos celulares inteligentes).

Como no Brasil as redes exclusivas para médicos ainda não deslancharam, os profissionais acabam utilizando as redes sociais comuns para fins profissionais. Esse costume envolve riscos, pois pode acontecer de informações sigilosas dos pacientes vazarem. Dessa forma, é preciso estar muito atento às configurações de privacidade, qualquer informação postada, mesmo em grupos privados, pode ser compartilhada.

Outra questão delicada está na interação entre médicos e pacientes nas redes. Até onde a relação deve ser profissional ou de amizade?

De olho nessa demanda, a Ology, rede profissional exclusiva para médicos, e o escritório de direito digital Patrícia Peck Pinheiro Advogados se uniram e desenvolveram em conjunto uma série de recomendações práticas. O guia exclusivo “Melhores Práticas no Uso Seguro das Mídias Sociais por Médicos” traz orientações aos profissionais para que estejam cientes de suas ações online e evitarem de cometer falhas que comprometam sua imagem profissional.

Fonte: Site Saúde Business 365