Como a tecnologia pode salvar vidas?

Alguns dados, como redução nas taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares e por câncer, indicam alguma melhora nos tratamentos e métodos diagnósticos disponíveis e, sem dúvidas, um dos motivos é o avanço tecnológico voltado para tais patologias. Em 1975, por exemplo, cerca de 50% dos indivíduos que recebiam diagnóstico de câncer poderiam sobreviver. Atualmente, este número já subiu para 70%.

Nem todas as soluções, no entanto, envolvem máquinas de alta complexidade e tratamentos caros. Na África, por exemplo, foram criados mosquiteiros com aplicação de inseticida e, com isso, houve uma redução de mortalidade de 20% em crianças menores de cinco anos de idade.

Em termos de processos, a criação da internet tem aumentado a eficiência de processos e melhorado a comunicação de profissionais dentro de instituições de saúde. Antes da entrada no hospital, o paciente já tem acesso a informações de saúde – em fonte até duvidosas – e interage com hospitais e clínicas em mídias sociais e canais de conteúdo.

No infográfico abaixo, alguns exemplos podem ser observados, mas, com certeza, muitos outros de diferentes complexidades e usos são responsáveis por um cuidado mais completo para o paciente.

– Fonte: Site Saúde Business 365