COMER OVOS E LATICÍNIOS RICOS EM GORDURA REDUZ OS RISCOS DE DIABETES TIPO 2, MOSTRA ESTUDO

Comer quatro ovos por semana reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em um terço, assim como o consumo de produtos lácteos ricos em gordura pode ter resultados semelhantes. A constatação parte de um estudo da University of Eastern Finland, que demonstrou que os homens que comeram quatro ovos por semana tiveram um risco 37% mais baixo de desenvolver a doença do que aqueles que comiam apenas um

A pesquisa, que analisou os hábitos alimentares de 2.332 homens, com idades entre 42 e 60 anos, também encontrou uma ligação entre o consumo de ovos e níveis mais baixos de açúcar no sangue. Os cientistas descobriram que essa relação manteve-se forte, mesmo quando as variações na atividade física, índice de massa corporal, tabagismo e consumo de frutas e vegetais foram contabilizados.

Por outro lado, o estudo mostrou que, comer mais do que quatro ovos por semana não trazia quaisquer benefícios adicionais e aqueles que já têm diabetes tipo 2 não devem aumentar o consumo.

A investigação soma-se ao trabalho de um outro grupo de cientistas escandinavos que afirmou que a ingestão de produtos lácteos ricos em gordura também pode reduzir o risco de desenvolver a doença.

Aqueles que consomem mais quantidade da gordura presente em produtos lácteos têm um risco 23% menor de apresentar diabetes, de acordo com pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia.

Este segundo estudo, que analisa a forma como os diferentes tipos de consumo de gordura saturada interferem no risco de diabetes, também mostrou como o consumo de carne rica em gordura aumenta o risco.

– O alto consumo de carne foi relacionado a um aumento do risco de diabetes tipo 2, independentemente do teor de gordura – disse a médica Ulrika Ericson.

Segundo ela, quando investigaram o consumo de ácidos graxos saturados que são ligeiramente mais comuns em produtos lácteos do que na carne, observou-se uma ligação com a redução do risco de diabetes tipo 2.

 

Fonte: O GLOBO