Cãibra: quando o músculo se contrai e não relaxa

Todas as pessoas, independentemente de sexo ou de idade, estão sujeitas aos sintomas da cãibra. No entanto, as pessoas de mais idade representam um grupo mais propenso a sentir esse tipo de dor. Como o sistema circulatório piora com idade pela presença das varizes, a cãibra pode se mais frequente em pessoas idosas.

Alimentação

A melhor dica para evitar a cãibra é manter uma alimentação diversificada e balanceada. Para equilibrar os minerais necessários a uma contração muscular adequada, é preciso dar atenção principalmente aos alimentos que são fontes de potássio, cálcio e magnésio. A maioria das pessoas obtém uma quantidade suficiente de sódio pela alimentação.

Outro fator importante é ingerir bastantes líquidos.

Causas

São muitas as causas de cãibra. A principal e mais comum ocorre pela perda de água e sal no organismo. Existem também as cãibras que acontecem por fadiga muscular (exercícios intensos) e as que têm relação com a diminuição de algumas substâncias no sangue como cálcio, magnésio e potássio.

Este tipo de dor também pode ocorrer devido a doenças crônicas, alterações hormonais (inclusive gravidez) e uso inadequado de medicações como diuréticos e remédios para colesterol.

Dores nas pernas e cãibras também são sintomas de varizes

Se você tem frequentes dores nas pernas, cãibras, sensação de cansaço ou inchaço após permanecer um período em pé ou sentada(o), isso pode ser um sinal de veias doentes (varizes). Procure um médico angiologista e cirurgião vascular, preferencialmente com título de especialista, para que ele possa lhe avaliar e apresentar um diagnóstico mais preciso. Caso seja identificada a necessidade de um tratamento, siga as orientações médicas para se prevenir de problemas mais graves.

Importante

Nas pessoas acima de 60 anos, as cãibras podem ser sinal de aterosclerose e diminuição da circulação sanguínea com a obstrução do fluxo por placas de colesterol.

TIRE SUAS DÚVIDAS

Há riscos para a saúde

Não. A cãibra, no entanto, pode ter relação com problemas sérios, que merecem atenção médica, como alterações na tireóide, diabetes, doenças renais e complicações neurológicas, do tipo derrame e mal de Parkinson.

Como a reação ocorre?

Para realizar os movimentos, os músculos recebem um estímulo elétrico que sai do cérebro, desce pela medula nervosa e se ramifica atingindo as fibras musculares. Ao chegar a ordem, o agonista (que fará o movimento) contrai e o antagonista (a força oposta) relaxa. Para entender ‘quem é quem’, quando dobramos o antebraço, o bíceps (o do muque) é o agonista e o tríceps (o do ‘tchau’), antagonista. Qualquer situação que desregule este trabalho favorece o aparecimento da cãibra. As fibras musculares ficam hiperativas e passam a ordenar que o músculo contraia várias vezes seguidas.

O que pode desencadear o processo?

O uso de drogas diuréticas e até o excesso de cafeína. Também pode estar associado à falta de líquidos, ao desequilíbrio de sais minerais, como sódio, cálcio e potássio, ou a situações que comprometam a circulação do sangue nos músculos.

Como amenizar a dor na hora ‘H’?

Relaxando a musculatura hiperestimulada. Para isso, é só contrair o músculo oposto, o antagonista. Quando a cãibra atingir a panturrilha, por exemplo, dobrando o pé para cima os músculos voltarão ao normal. Hoje, alguns antidepressivos, anticonvulsivos e relaxantes musculares são usados para preveni-la. A regra geral, no entanto, é manter a calma e alongar a região atingida.

Reposição

Para tratar a cãibra é importante suprir os minerais relacionados a esta dor, como por exemplo, a reposição do cálcio (encontrada no salmão e sardinha, nos iogurtes e couve), potássio (banana, damasco, uva-passa, pepino e batata), vitamina E (brócolis, abacate e cereais integrais), além dos exercícios físicos como caminhadas, mas sempre alongando os músculos antes das atividades físicas e depois de realizá-las, com preferência 10 minutos após, sempre com um acompanhamento médico ou um profissional da área para que não haja nenhum tipo de complicação futura.

 

Fonte: JORNAL DO POVO – RS