Café antes de exercícios físicos pode causar danos à saúde, diz pesquisa da Unesp de Marília

Pesquisa realizada por fisioterapeutas da Unesp de Marília (SP) mostra que tomar café antes da prática de exercícios físicos pode ser prejudicial à saúde. O estudo consistiu em analisar o comportamento cardiovascular de 32 homens, com idades entre 18 e 25 anos, que consumiram cafeína antes de realizarem atividades físicas.

A pesquisa foi realizada em três etapas com durações de 30 minutos. No primeiro dia foi aplicado um teste de esforço físico máximo para identificar os limites de cada participante. No segundo e terceiro dia tiveram que correr em intensidade moderada e tomaram alternadamente uma cápsula de cafeína e outra de farinha de trigo, sem propriedades químicas. Os participantes não sabiam quais das cápsulas estavam ingerindo.

Após os testes, os pesquisadores constataram que os batimentos cardíacos, dos que haviam tomado cafeína, demorou uma hora para voltar ao normal. Ou seja, o dobro do tempo necessário de quando não estavam com a substância no corpo. “Nesse período de recuperação pós exercício, quando ele é mais lento, ocorre um aumento na probabilidade de ocorrer um problema cardiovascular. Como analisamos indivíduos jovens adultos, fisicamente ativos, imaginávamos que a cafeína não teria nenhum efeito de sobrecarga no coração durante o exercício. Porém ficamos preocupados porque isso foi observado nessa mesma população“, explica Vitor Engrácia Valenti, Coordenador do Centro de Estudos da Unesp.

Isso acontece em função do poder estimulante da cafeína, que aumenta a concentração de catecolaminas no sangue e pode causar sobrecarga no coração, ocasionando assim um infarte.

“As pessoas mais vulneráveis são as do grupo de risco e levantamos a seguinte questão: E nas pessoas que tem um preparo físico menor, pior?”, comenta o coordenador.

O resultado da pesquisa supreendeu os participantes voluntários e deixa o alerta aos praticantes de atividade física, principalmente os com hipertensão e diabetes.

Fonte: G1. 04.01.2019