Azia: conheça 6 mitos e verdades sobre a sensação de queimação

 

A azia, também denominada pirose, caracteriza-se pela sensação de queimação e dor vinda da parte de trás do esterno, osso localizado na parte anterior do tórax. A dor pode se irradiar pelo peito, pescoço ou garganta.

De acordo com um levantamento encomendado por ENO e Sonrisal ao instituto de pesquisa IPSOS Brasil, a azia é o sintoma de origem gastrointestinal que mais afeta os brasileiros. Neste artigo, conheça seis mitos e verdades sobre azia e má digestão, listados pela médica Ana Santoro, Gerente Médica da GSK Brasil.

Causas e fatores de risco para a azia

Normalmente, a azia ocorre quando o esfíncter esofágico não se contrai totalmente e permite que o suco gástrico retorne (refluxo) pelo esôfago. O material parcialmente digerido pode irritar o esôfago, provocando sintomas como a azia. Outros fatores como alimentação inadequada, estresse, tabagismo e consumo de álcool também pode desencadear a azia. Dentre os alimentos que favorecem os sintomas estão a pimenta, chocolate, café, frituras, ketchup, mostarda, cebola, suco de laranja, refrigerante, molho de tomate e vinagre.

Indivíduos que têm hérnia de hiato possuem maior probabilidade de apresentar o sintoma. Outros fatores de risco incluem a gravidez e o uso excessivo de medicamentos, que podem provocar ou intensificar a queimação.

Mitos e verdades sobre azia

Segundo o estudo realizado pelo IPSOS Brasil, 24,4% dos entrevistados citaram a azia como o sintoma gastrointestinal mais frequente nos últimos três meses.

Conheça a seguir seis mitos e verdades sobre azia listados pela médica Ana Santoro:

1- Leite combate azia e queimação no estômago.

MITO. O leite contém boas quantidades do ácido secretado pelo organismo humano, no entanto, após o esvaziamento do estômago, o ácido gástrico ainda produzido não é reduzido. Consequentemente, o pH do estômago diminui, favorecendo o aparecimento dos sintomas da azia.

2- Jejum provoca azia.

VERDADE. A redução das refeições e a perda das reservas hepáticas de glicogênio resultam na liberação de serotonina e epinefrina, podendo causar alterações vasculares e sintomas da azia, além de dor de cabeça.

3- Exercícios combatem a má digestão.

MITO. Apesar de não existir comprovação científica, sabe-se que exercícios de longa duração podem provocar sintomas no trato intestinal, incluindo azia. De acordo com Santoro, o ideal é privilegiar uma dieta rica em fibras e soluções hipertônicas de carboidrato antes das atividades físicas. As gorduras e proteínas devem ser ingeridas com moderação.

4- Fumar agrava o quadro de azia.

VERDADE. Fumar compromete a capacidade do estômago de neutralizar ácidos após uma refeição. Isso permite que o ácido ataque o revestimento estomacal de maneira mais agressiva.

5- O sintoma da azia desaparece sozinho.

MITO. Cerca de 30% dos brasileiros preferem esperar os sintomas desaparecem sozinhos, mas isso não é o ideal, podendo causar dor torácica não cardíaca, tosse noturna crônica e dor de garganta. Recomenda-se o uso de medicamentos antiácidos de ação rápida.

6- Corrigir a postura pode evitar azia antes de dormir.

VERDADE. Se a pessoa estiver com refluxo, deve evitar comidas pesadas à noite e elevar a cabeceira da cama cerca de 15 cm.

Fonte : Site Remédio Caseiro